ISO 9001

Global Four Consult

ISO 9001, ISO/TS 16949, ISO 17025, EFQM?
Qual o sistema adequado para a sua empresa?
Certifique-se que os seus produtos e serviços correspondem às necessidades dos clientes!

Num mercado cada vez mais competitivo e seletivo, cada vez menos se admitem erros da não qualidade.
O desempenho ao nível da qualidade torna-se algo fundamental e imprescindível constituindo uma procura constante ao nível dos produtos e/ou serviços procurando sempre a satisfação dos clientes.

A implementação de um sistema de gestão da qualidade constitui ainda na maioria das atividades um ato voluntário; constituindo uma manifestação direta da preocupação da organização num aumento de eficácia e eficiência dos seus processos e consequente melhoria continua. Para uma empresa estes sistemas constituem uma ferramenta estratégica para reduzir custos, por procurar minimizar erros e desperdícios e aumentar a produtividade.

A certificação, no caso de se adotar um dos modelos reconhecidos internacionalmente, surge como um reconhecimento externo e isento, das boas práticas existentes na organização, levando ao acesso de mercados cada vez mais exigentes.

Ao nível da qualidade existem vários modelos reconhecidos internacionalmente, sendo que a mais conhecida é a ISO 9001, aplicável a empresas de qualquer setor e dimensão. Existem modelos específicos que foram desenvolvidos para certos setores como o da indústria automóvel (ISO/TS 16949) ou para dispositivos médicos (ISO 13485) entre outros.


ISO 9001

Um sistema de Gestão da Qualidade de acordo com este modelo irá proporcionar um maior benefício se for implementado de forma prática e simples. Esta abordagem irá permitir que o sistema implementado trabalhe para melhorar a empresa e não seja apenas um conjunto de procedimentos que os seus colaboradores acham difíceis de usar.

Ao adotar uma abordagem que inicia por procurar métodos de trabalho mais eficientes, focados nos objetivos do negócio da empresa, irá obter um sistema que o vai apoiar ao nível dos seus recursos humanos e melhorar a satisfação do cliente.

Ao implementar um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o modelo ISO 9001, irá beneficiar de uma redução de tempo e custos, melhorar a eficiência da sua organização e consequentemente melhorar o relacionamento com os clientes.

Alguns dos benefícios expectáveis internos são os seguintes:

  • Gestão de topo: Fornece um processo de gestão voltado para tomada de decisão baseado em factos;
  • Comerciais: imagem e confiança para os clientes;
  • Recursos humanos: Estabelece as responsabilidades na organização e o envolvimento dos colaboradores;
  • Económicas: redução de custos, desperdícios e de tempo por promoção de processos eficientes e identificação de deficiências;
  • Transmite uma mensagem positiva aos colaboradores e clientes;
  • Desenvolvimento de relacionamentos de benefícios mutuos com fornecedores;
  • Promove a melhoria contínua;

Alguns benefícios para os seus clientes:

  • Aumento de qualidade dos produtos/serviços;
  • Cumprimentos de prazos de entrega;
  • Atitude de fazer bem à primeira;
  • Menos produtos devolvidos e reclamações.


ISO/TS 16949

Esta norma foi desenvolvida pela IATF (International Automotive task Force), e é reconhecida pelo setor da industria automóvel tanto nos EUA como na Europa.

A Certificação com um sistema de gestão da Qualidade segundo a ISO/TS 16949 é um pré-requisito para qualquer empresa que queira ser um fornecedor dos principais fabricantes de automóveis como a BMW, Chrysler, Fiat Ford, e todos os outros.

A Certificação ISO/TS 16949 pressupõe em simultâneo a certificação segundo a ISO9001 pelo que as vantagens expressas anteriormente estão contempladas e acrescem requisitos específicos na área de:

Competência, consciencialização e formação dos colaboradores;

  • Conceção e desenvolvimento de produtos;
  • Produção e fornecimento de produto (redução de desperdícios e enfase na redução de defeitos);
  • Atividades de medição, monitorização, análise e melhoria.

As vantagens desta certificação poderão ser resumidas como:

  • Possuir um único certificado reconhecido pelos diferentes fabricantes;
  • Otimização dos processos de auditoria devido à sua unificação;
  • Aumento da confiança dos clientes e colaboradores;
  • Melhor aceitação nos mercados nacionais e internacionais da industria automóvel.

Esta norma também pode ser aplicada, com resultados brilhantes, nas empresas de produção em serie como de eletrodomésticos, componentes elétricos, e outros, pela similaridade e procura de redução de desperdícios e defeitos.


EFQM

O modelo de Excelência EFQM (European Federation for Quality management) está dirigido às empresas que querem deixar de ser médias e pretendem comprometer-se com a excelência.

Este modelo procura a melhoria da organização, tornando-a cada vez mais competitiva, no caminho para a excelência combinando de forma equilibrada os recursos humanos e físicos, os processos e os resultados a todos os níveis. A sua elevada versatilidade permite que seja aplicável a organizações de qualquer setor ou dimensão.
Foi desenvolvida recorrendo a um rigoroso processo que incluiu técnicas de “benchmarking”, procura de tendências de gestão emergentes e por último entrevistas com quadros superiores de organizações a operar no mercado Europeu.

Esta abordagem deu origem a um modelo baseado nos seguintes 8 princípios, sendo que o maior benefício será atingido se a organização conseguir integrá-los a todos na sua cultura:

  • Liderança;
  • Pessoas;
  • Estratégia;
  • Parcerias e recursos;
  • Processos, Produtos e Serviços;
  • Resultados nas Pessoas;
  • Resultados nos Clientes;
  • Resultados na Sociedade
  • Resultados Empresariais.


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