Marcação CE – EN1090 Estruturas Metálicas

Global Four Consult

A partir de 1 de Julho de 2014, os fabricantes de estruturas metálicas em aço e alumínio estão obrigados a por Marcação CE nestes produtos e a emitir uma declaração de desempenho na língua onde o produto vai ser utilizado.

A Marcação CE constitui um requisito legal aplicável a determinados tipos de produtos que são comercializados no espaço da EU.

No setor dos Produtos de Construção o regulamento aplicável em todos os estados membros é o Regulamento (EU) nº 305/2011, que foi transposto para regulamentação nacional pelo Decreto-Lei no 130/2013 de 10 de Setembro. Este regulamento é aplicável apenas a partir do momento em que existe uma norma harmonizada para o produto em questão.

A norma harmonizada para as estruturas metálicas de aço e alumínio é a EN1090-1:2009+A12013 que define os requisitos para a avaliação de conformidade dos componentes. Esta norma é complementada pela EN 1090-2:2008+A1:2011 com os requisitos técnicos para estruturas de aço e pela EN 1090-3:2008 com os requisitos técnicos para estruturas de alumínio.

Estas normas são aplicáveis a qualquer produto fabricado para incorporação permanente / fixa em obras de construção, edificação e Engenharia Civil.

A implementação desta norma numa empresa implica os seguintes passos base para garantir que o produto colocado no mercado estão conformes com a declaração de desempenho:

Implementação do sistema de Controlo de Produção em Fábrica (CPF).

– Pessoal;

– Projeto;

– Equipamentos / Máquinas usadas no fabrico;

– Produtos constituintes usados;

– Fases de fabrico;

– Ensaios de Rotina;

– Componente final fabricado.

Controlo Inicial de Tipo (ensaios ou cálculos/dados).
Auditoria de certificação por um Organismo Notificado.
Declaração de desempenho e marcação CE no produto.

A GFC está no mercado a operar como consultor, auxilia as empresas a interpretar os requisitos destas normas face à realidade da sua empresa e, em simultâneo, implementar os procedimentos requeridos para poder cumprir com esta obrigatoriedade legal.

Para esclarecimentos adicionais não hesite em nos contactar.

Ver Também

Artigos relacionados com Marcação CE – EN1090 Estruturas Metálicas

Ir para: Notícias
shadow effect

Return to Top